O que importa para o aprendizado escolar


Exposição dos alunos ao professor

O tempo de exposição do aluno ao professor faz diferença no aprendizado e no desempenho de crianças e adolescentes

Tamanho da turma
Há evidências científicas de que a redução do tamanho da turma tem impacto na proficiência dos alunos. A magnitude dos efeitos, no entanto, está diretamente associada ao contexto do sistema educacional. Reduzir o número de alunos por turma requer espaço físico e professores qualificados para atender a demanda criada pelo aumento do número de salas de aula. Por isso, antes de implementar essa política, é necessário avaliar com cuidado o seu custo-benefício.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Jornada diária
De modo geral, os estudos apontam um efeito positivo do aumento da jornada diária sobre a proficiência dos alunos. Mas há evidências de que esse aumento deve acontecer por meio da expansão do número de aulas e não pela ampliação de sua duração. A implantação dessa política deve ainda levar em consideração os seus custos e benefícios, pois pode exigir mudanças inclusive na estrutura física da escola.
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Composição da turma
Se as escolas devem agrupar os alunos em turmas homogêneas ou heterogêneas é um tema controverso, sobretudo porque cada tipo de composição de turmas tem suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, deve-se ter em mente o objetivo que se deseja alcançar. Caso o objetivo seja melhorar o desempenho dos alunos, estudos indicam que a composição de turmas homogêneas, com alunos de desempenho escolar semelhante, tem mais efeitos positivos. Existe risco de que essa política aumente a desigualdade de oportunidades entre os alunos, embora não haja evidências que possam comprovar essa relação.
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