O que importa para o aprendizado escolar


Professor

Qualidade depende de uma série de fatores investigados pelas pesquisas

Qualidade do professor
Estudos realizados na última década deixam claro que a qualidade do professor tem grande impacto sobre o desempenho educacional dos alunos. O melhor corpo docente, no entanto, não reúne necessariamente os professores mais escolarizados, os mais experientes ou os mais bem remunerados. Há uma ampla gama de informações, como desempenho efetivo dos alunos e avaliações da direção e da comunidade escolar, que também devem ser levadas em conta.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Habilidades cognitivas e não cognitivas do professor
Os poucos estudos disponíveis sobre o tema encontram evidências de que a habilidade verbal pode fazer diferença no aprendizado do aluno. No entanto, não se sabe exatamente o que está por trás desse resultado. Os alunos aprendem mais porque as aulas ministradas por professores com essa habilidade são melhores ou porque esses professores têm mais facilidade para motivar os demais agentes envolvidos no aprendizado?
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Experiência do professor em sala de aula
A experiência é um dos atributos observáveis do professor que têm impacto sobre o aprendizado dos alunos, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. De acordo com as pesquisas, a relação entre experiência e aprendizado tende, no entanto, a ser não linear. O que faz diferença são os dois primeiros anos.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Formação acadêmica do professor
Estudos comprovam: o bom professor não é necessariamente aquele com maior titulação acadêmica. No entanto, uma faculdade de boa qualidade deve fornecer conhecimentos teóricos e práticos importantes para a promoção do aprendizado dos alunos. O desafio é desenvolver políticas que gerem melhorias na qualidade da formação inicial dos professores e, ao mesmo tempo, deem-lhes apoio para alcançar um bom desempenho em sala de aula.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Conhecimento do professor
Alunos de professores que obtiveram melhores notas na universidade — e que continuam a ter bom desempenho em testes que avaliam seus conhecimentos — aprendem mais. Como o conhecimento que o professor tem sobre determinada disciplina é o mecanismo implícito para a melhoria do aprendizado dos alunos, motivações e talentos específicos para essas áreas do conhecimento podem ser os fatores determinantes desse aprendizado.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Concursos e certificação do professor
Selecionar professores com base em certificações e na aprovação em concursos pode ajudar na escolha dos melhores profissionais, mas não deve ser o único critério levado em conta. Dados sobre o aprendizado dos alunos e sobre o desempenho do professor em sala de aula também precisam ser considerados, sobretudo na promoção de remuneração diferenciada.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Formação continuada do professor
Os estudos que serviram de base para esse trabalho concentram-se no impacto da formação inicial. O efeito da formação continuada na proficiência do aluno ainda precisa ser mais bem investigado.
Formação do professor em serviço
Pesquisas relacionadas à formação acadêmica do professor indicam que capacitações em serviço sobre gerenciamento de sala de aula são particularmente importantes para professores nos primeiros anos de carreira.
versão para impressão versão para impressão

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br