O que importa para o aprendizado escolar


Experiência do professor em sala de aula

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

Qual é o impacto da experiência de um mesmo professor sobre o aprendizado dos alunos ao longo do tempo? Estudos revelam que o efeito é importante, um dos maiores entre os atributos observáveis do professor.

Ainda de acordo com as pesquisas, o que realmente faz diferença são os dois primeiros anos de experiência — pelo menos no que diz respeito aos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa a que se refere a maior parte da evidência científica disponível. Infelizmente, sabe-se muito pouco sobre esse impacto para o Ensino Médio ou mesmo para os anos finais do Ensino Fundamental.

IMPACTO

A experiência permite que o professor aprenda a ensinar melhor no ano seguinte o que ensinou no ano anterior. Mas, de acordo com os estudos, a relação entre experiência e aprendizado tende a ser não linear. É pequena, por exemplo, a diferença de aprendizado entre alunos cujos professores têm cinco anos de experiência e aqueles que estudam com docentes com dez anos de experiência. De fato, a literatura mostra que após dois anos de experiência, anos adicionais geram pouco impacto sobre o aprendizado dos alunos. Ter aula com um professor sem experiência alguma comparado a ter aula com um professor que tem acumulado no mínimo dois anos de experiência faz os alunos aprenderem 22% a mais no ano letivo. (1) Além disso, é crescente a indicação de que a experiência do professor é mais importante nas comunidades mais vulneráveis.

O impacto da experiência do professor sobre o aprendizado dos alunos pode ser afetado por vários fatores, como o próprio comportamento do docente. Pode ocorrer, por exemplo, que professores mais experientes reduzam seu nível de esforço exatamente por perceberem que são melhores ou por serem mais bem remunerados por tempo de serviço e não por terem um melhor desempenho em sala de aula. Se isso acontecesse, o impacto potencial da experiência sobre o aprendizado do aluno estaria subestimado, pois os professores anulariam parte desse efeito com um menor empenho.

Quando há diferença entre o currículo utilizado pelo professor e o que serve de referência para os testes de aprendizagem dos estudantes, o efeito de sua experiência também é necessariamente menor, uma vez que aquilo que o professor aprendeu a ensinar ano após ano não é bem o que está sendo medido nos alunos.

Independentemente da explicação para a forte relação entre experiência do professor e aprendizado dos alunos, é importante que a comunidade escolar dê a devida atenção aos professores com menos de dois anos de experiência, por meio de capacitação em serviço.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

À Secretaria de Educação cabe a definição e o monitoramento de uma política de estágio probatório, a ser implementada pelas escolas, que qualifique em serviço os professores durante os seus dois anos iniciais na carreira. Ainda, para que se reduzam as desigualdades, deve-se priorizar a alocação de professores que tenham pelo menos três anos de experiência nas comunidades mais carentes e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A experiência do professor pode trazer ganhos não apenas para o aprendizado do aluno. Mantendo os docentes por mais tempo em seus postos de trabalho, os custos de recrutamento e qualificação também são reduzidos.

Como a relação entre a experiência do professor e o aprendizado dos alunos não é sempre linear, o ideal é que professores com mais de cinco anos de experiência tenham sua remuneração mais diretamente relacionada ao aprendizado efetivo dos alunos e não ao tempo de serviço.

Texto elaborado com base em estudo de Ricardo Paes de Barros



(1) O impacto em desvio-padrão é igual a 0,10.





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

Aumentar em 22% o aprendizado anual

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br