O que importa para o aprendizado escolar


Computador e internet

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

Garantir às escolas o acesso a computadores e à internet serve a múltiplos objetivos. Mas os estudos demonstram que o impacto sobre o desempenho educacional depende do uso que se dá a esses recursos.

Os computadores e a internet de uma escola podem ser disponibilizados apenas aos professores e dirigentes com o objetivo de facilitar a gestão ― em particular, no que se refere à conexão com a Secretaria de Educação. A escola pode contar ainda com laboratórios de informática sem acesso à internet, destinados a familiarizar os alunos com o seu uso. Também pode utilizar os computadores como recurso pedagógico para o ensino de conteúdos não relacionados diretamente à tecnologia. Por fim, os laboratórios podem estar conectados à internet para expandir o acesso dos alunos à informação.

Porém, faltam evidências científicas de que o uso da tecnologia como recurso pedagógico tenha impacto positivo significativo sobre o aprendizado.

IMPACTO

De todos esses objetivos, parece não haver dúvidas sobre a relevância do computador como instrumento de gestão. Tampouco se questiona a necessidade de um laboratório de informática nas escolas e a sua importância e a da internet na vida futura das crianças. Por outro lado, não existe recomendação confiável quanto ao número de horas diárias que a criança pode usar o computador: sabe-se que a sua utilização de forma muito intensa pode ter efeitos prejudiciais sobre o aprendizado.

O impacto do computador e da internet como instrumentos pedagógicos permanece uma questão controversa na literatura científica, que traz conclusões dúbias. Há estudos favoráveis e desfavoráveis a esses recursos e as estimativas de impacto variam muito, dependendo tanto da forma de utilização dos equipamentos como do ambiente socioeconômico dos alunos e da possibilidade de acesso em casa.

Algumas formas de uso pedagógico do computador podem ter efeitos bastante positivos no aprendizado. Outras, entretanto, acabam se revelando apenas distrações que reduzem o aprendizado. Não existem ainda indicações sobre quais formas de utilização do computador como recurso pedagógico foram bem-sucedidas. Os estudos trabalham apenas com informações que apontam se a escola usou ou não esse recurso, sem especificar exatamente como ele foi utilizado.

A literatura disponível também não confirma a hipótese de que o impacto do acesso a esses equipamentos na escola seja maior entre crianças de famílias socioeconomicamente vulneráveis. Na realidade, não há evidência sólida de que a inclusão digital seja um instrumento importante para reduzir as desigualdades das oportunidades educacionais.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

De acordo com os estudos, o impacto da tecnologia no desempenho do aluno pode ser positivo ou negativo, dependendo de uma série de fatores, como a forma de utilização.

Portanto, para que o computador e a internet possam ser usados como recurso pedagógico, não basta que as Secretarias de Educação adquiram os equipamentos. É importante estabelecer políticas de uso voltadas ao aprendizado dos alunos e essa iniciativa deve ser associada a uma avaliação rigorosa. Não basta acompanhar o desempenho dos alunos beneficiados, pois, embora o aprendizado ao longo do tempo possa aumentar, somente uma avaliação comparativa poderá indicar se esses alunos estão aprendendo mais do que estariam caso não tivessem acesso a essa tecnologia.

Também é necessário que os equipamentos conectados à internet possam ser acessados pelos estudantes para buscar informações específicas, em um intervalo de tempo previamente estipulado pelas escolas. Não há, no entanto, uma recomendação confiável em relação ao número de horas que a criança deva usar o computador, sendo também importante acompanhar o impacto dessa exposição no aprendizado dos alunos.

Texto elaborado com base em estudo de Ricardo Paes de Barros





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br