O que importa para o aprendizado escolar


Idade de ingresso na escola

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

A literatura ainda precisa avançar muito na apuração do impacto da entrada na escola antes dos 6 anos de idade e, embora não se conheça o impacto sobre o aprendizado, existe evidência de que os alunos que entram mais cedo na escola têm maior probabilidade de completar os estudos.

IMPACTO

Segundo as pesquisas, estudantes que ingressam cedo na escola (antes dos 6 anos de idade) têm maior probabilidade de completar os anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. A vantagem, no entanto, é muito pequena e não é a mesma para todos os grupos. Os menos favorecidos do ponto de vista socioeconômico tendem a se beneficiar mais desse ingresso precoce.

Uma das explicações é que os alunos que ingressam mais cedo têm maior motivação para permanecer na escola e tendem a não abandoná-la, mesmo que apresentem dificuldades de aprendizado. Outra explicação é que esses alunos têm maior tempo de exposição aos conteúdos dos anos iniciais de escolarização e têm mais tempo para assimilá-lo, chegando com melhor nível de conhecimento aos anos posteriores.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

Com base nos estudos, não é possível concluir que antecipar a idade de entrada na escola, mantendo o currículo mínimo padrão, afete positivamente a proficiência do aluno.

A vantagem observada diz respeito à maior probabilidade de completar os anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio, mas a evidência parece insuficiente para que se recomende a elaboração de políticas públicas nesse sentido.

Texto elaborado com base em estudo de Cristine Campos de Xavier Pinto





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br