O que importa para o aprendizado escolar


Seleção do diretor

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

A escola é uma instituição que congrega diversos agentes: professores, funcionários, pais, alunos e outros membros da comunidade. Como em qualquer organização, os participantes têm interesses variados e atuam mediante ações distintas. O desafio de uma boa gestão é alinhar as iniciativas dos diversos agentes envolvidos com o objetivo da própria instituição, ou seja, o aprendizado do aluno. Nesse cenário, o diretor da escola atua como um maestro cuja principal função é reger esses esforços para que as crianças aprendam mais.

Em geral, os sistemas públicos de educação adotam diferentes formatos para escolher os diretores. As pesquisas abordam três métodos de seleção: por decisão centralizada; por eleições diretas realizadas entre pais e membros da comunidade — que podem ou não contar com a participação de funcionários e professores —; ou ainda por meio de combinações dessas fórmulas. Outros processos, como a realização de provas de seleção ou certificação, não foram avaliados.

IMPACTO

O sistema de escolha dos diretores pela Secretaria de Educação é eficiente em relação ao aprendizado quando existe uma situação ideal: o Secretário tem como objetivo o melhor aprendizado do aluno e desfruta a plena liberdade de apontar o diretor. A situação ideal envolve ainda a disponibilidade de informações que permitam avaliar tanto a capacidade dos potenciais diretores como a possibilidade de acompanhar o desempenho deles. Sob essas condições, a Secretaria de Educação seria capaz de designar o melhor diretor para cada escola.

Quando há restrições de natureza corporativa e política, quando os objetivos não são claros ou as informações necessárias para a decisão não estão disponíveis, a escolha dos diretores com base em outros instrumentos pode, no entanto, ser mais eficiente do que a indicação por parte do órgão central.

Outro método de seleção de diretores é a eleição pelos pais de alunos e outros membros da comunidade, que possuem interesse direto no aprendizado e podem ter acesso a um conjunto de informações relevantes sobre quem são os melhores profissionais de educação na região. Esse sistema pode ser mais eficiente quando os objetivos dos grupos que usufruem o direito a voto estão mais próximos do aprendizado dos alunos do que os objetivos do Secretário de Educação, ou quando os eleitores dispõem de mais informações para avaliar os potenciais candidatos.

A participação de professores e funcionários na escolha dos diretores também pode ser importante pelos mesmos motivos. Entretanto, funcionários e professores têm também outros objetivos além do aprendizado do aluno, objetivos que dizem respeito à sua qualidade de vida no trabalho. Um diretor pode, por exemplo, definir os tipos de atividade desenvolvidos na escola, os turnos de trabalho e os benefícios a serem concedidos. Caso professores e funcionários priorizem esses fatores no momento da eleição, os efeitos da escolha sobre o desempenho dos alunos podem não ser significativos.

Entre os métodos sobre os quais existem pesquisas, o mais eficiente é o que combina pré-seleção técnica com eleição. Resultados de estudos empíricos apontam que os ganhos no desempenho dos estudantes são maiores quando a seleção do diretor é feita dessa forma. Nesse método, os candidatos passam por uma análise baseada em critérios como currículo, formação e experiência. Os melhores candidatos competem, depois, em uma eleição na qual toda a comunidade escolar vota.
Em escolas nas quais o diretor é escolhido dessa maneira, as crianças têm desempenho melhor do que as das escolas que não adotam esse método, embora a magnitude do impacto não seja muito grande.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

É importante que, no futuro, as pesquisas avaliem qual é o impacto da escolha de diretores de escola apenas por critérios técnicos, como provas ou certificações. Hoje, entre os métodos sobre os quais existem estudos, o que se mostrou mais eficiente é o que combina pré-seleção técnica — por meio da análise do currículo, experiência e formação acadêmica — com eleições, das quais participam toda a comunidade escolar, inclusive os pais.

Texto elaborado com base em estudo de André Portela Souza





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br