O que importa para o aprendizado escolar


Infraestrutura da escola

Investimentos em infraestrutura básica podem impactar positivamente no desempenho dos alunos

Qualidade da infraestrutura
Diversos estudos demonstram que implementar políticas de padronização mínima da infraestrutura escolar pode ter impacto significativo no aprendizado dos alunos. No Brasil, onde muitas redes contam com instalações precárias, os efeitos desse tipo de investimento podem ser substanciais.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Área física da escola
Qual é o tamanho ideal da escola pública no Brasil? O que é melhor para o desempenho dos alunos: uma escola grande, com centenas de estudantes e diferentes níveis de ensino, ou pequena, com poucos alunos e apenas uma etapa da Educação Básica? Nos últimos anos, essas questões têm mobilizado os gestores, mas permanecem sem resposta.
Quadras de esporte
A única atividade extracurricular sobre a qual há evidência de impacto no aprendizado é a esportiva. Faltam, no entanto, estudos sobre os efeitos da presença – ou não – de quadras de esporte nas escolas.
Acessibilidade
Crianças com deficiência que estudam em escolas com salas de aula adaptadas aprendem mais? Os estudos ainda precisam investigar o impacto da acessibilidade no desempenho dos alunos.

Acesso a serviços públicos
Cerca de 40% das escolas do país não têm acesso a rede de esgoto e mais de 35% sofrem com a falta de abastecimento de água. O impacto dessas carências no desempenho dos alunos é outra lacuna das pesquisas existentes.

Espaço nas salas de aula
Segundo as pesquisas, o tamanho da turma tem influência no aprendizado. O que ainda não se sabe é se o espaço nas salas de aula também pode fazer diferença na proficiência.

Qualidade do ambiente na sala de aula (luminosidade, ruído e ventilação)
O efeito isolado de fatores como luminosidade, ruído e ventilação da sala de aula ainda é uma incógnita. Os estudos não sabem precisar o quanto o aprendizado dos alunos depende de cada um deles.

Mobiliário escolar
O mobiliário é outro aspecto da infraestrutura básica de uma escola cujo efeito isolado ainda é desconhecido.
versão para impressão versão para impressão

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br