O que importa para o aprendizado escolar


Recursos pedagógicos da escola

Recursos como bibliotecas, computador e internet têm efeitos positivos no aprendizado?

Biblioteca escolar
O impacto de uma biblioteca depende de uma série de fatores como o tamanho e a qualidade do acervo e mesmo a frequência com que a comunidade escolar recorre a ele. Os poucos estudos disponíveis, no entanto, não levam em conta essas questões. Apenas comparam o desempenho de alunos em escolas com e sem biblioteca ― ou de escolas que não tinham e passaram a ter ― e apresentam conclusões divergentes sobre os seus efeitos.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Computador e internet
Há diversas formas de empregar o computador numa escola — tanto na administração da instituição como em sala de aula ou em laboratórios com os alunos. Porém não há evidência científica sólida de que o uso da tecnologia como recurso pedagógico traga impactos positivos significativos sobre o aprendizado, tampouco que a inclusão digital reduza as desigualdades de oportunidades na educação.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Laboratórios
Utilizado principalmente no estudo de biologia e de química, o laboratório escolar permite aos alunos a prática de conhecimentos teóricos. Seu impacto na aprendizagem, contudo, ainda precisa ser estudado.
Recursos de apoio às aulas
Apesar de tecnologias audiovisuais, por exemplo, terem se tornado mais acessíveis nos últimos anos, ainda não há informações sobre o seu efeito na proficiência.
Livro didático
Sua importância é inegável, mas ainda faltam estudos consistentes sobre o seu impacto no aprendizado.
Material de artes e recreativo
Alunos que têm material de artes, jogos e brinquedos didáticos à disposição aprendem mais? Que tipo de material é mais eficiente? As pesquisas ainda precisam avançar nessa direção.
versão para impressão versão para impressão

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br