A qualidade do trabalho do professor sempre esteve associada a atributos individuais, como comprometimento, motivação e mesmo a capacidade de articular todos os envolvidos no processo educativo: pais, comunidade e os próprios alunos. Segundo as pesquisas, o que parece ter claro impacto no aprendizado dos alunos é a habilidade verbal dos professores, entendida como uma maior facilidade para usar palavras e construções gramaticais com precisão.
IMPACTO
Estudos que relacionam o grau de protagonismo dos professores com o aprendizado dos estudantes indicam efeitos insignificantes sobre o desempenho destes. Outros estudos investigam a motivação e o talento dos professores para aprender e ensinar conteúdos específicos. Mas, segundo as pesquisas, o que parece ter claro impacto sobre o aprendizado é a habilidade verbal dos mestres, ou seja, a facilidade para usar com precisão palavras e construções gramaticais. Quanto maior a habilidade verbal dos professores, mais rápido é o aprendizado de seus alunos (1). No entanto, não se sabe exatamente o que está por trás desse melhor desempenho. Os alunos aprendem mais porque as aulas ministradas por professores com essa habilidade são melhores ou porque esses professores têm mais facilidade para motivar os demais agentes envolvidos no aprendizado?
POSSIBILIDADES DE AÇÃO
Seja qual for o motivo, os estudos disponíveis estimulam as Secretarias de Educação a avaliar a habilidade verbal dos candidatos à docência e a selecionar — e procurar manter na rede de ensino — os que demonstrarem maior aptidão. O desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação dessa habilidade podem ser realizados de forma efetiva durante o estágio probatório. Também parece valer a pena alocar esses professores preferencialmente em comunidades onde as famílias são mais vulneráveis socioeconomicamente.
As pesquisas também sugerem que características como a motivação dos professores precisam ser valorizadas pela comunidade escolar, mas não de forma isolada. É importante associá-las sempre a outras medidas sobre seu desempenho em sala de aula.
Texto elaborado com base em estudo de Ricardo Paes de Barros
(1) Embora o impacto exista e seja significativo, sua magnitude não está sendo citada neste texto porque pode gerar