Embora a
infraestrutura da escola, seus equipamentos e materiais em sala de aula sejam importantes para o aprendizado, é o professor que desempenha o papel primordial — sobretudo no Ensino Fundamental, uma vez que no Ensino Técnico, por exemplo, a disponibilidade e a qualidade dos laboratórios e equipamentos adquirem maior relevância.
Por vezes, a evidência de que o desempenho escolar é fortemente impactado pelo ambiente familiar foi interpretada incorretamente como indicativa de que a qualidade do corpo docente e da instituição de ensino não eram tão decisivas, ao menos para famílias mais pobres. Mas estudos realizados na última década demonstram que a qualidade da escola — e, em particular, a do professor — tem grande impacto sobre o desempenho educacional dos alunos.
IMPACTO
Estudos demonstram que um aluno que estuda com os melhores professores da rede (os 20% melhores quanto ao desempenho de seus alunos), em vez de ter aula com os piores professores (os 20% com pior desempenho de seus alunos), aprende cerca de 68% a mais do que o aprendizado médio dos alunos durante o ano letivo (1).
Contudo, os mesmos levantamentos mostram que a maioria das características dos professores que foram observadas como medida da qualidade — nível de escolaridade, formação profissional e experiência — tem menos relação com o desempenho educacional dos alunos do que seria de esperar.
Assim, critérios frequentemente usados para a seleção dos profissionais e a definição de salários, como
titulação e anos de carreira, não são sinônimos de qualidade, nem explicam boa parte das discrepâncias entre os profissionais em termos do resultado do trabalho. O sucesso do professor pode depender mais de características não observadas nas pesquisas, como liderança, motivação e persistência.
POSSIBILIDADES DE AÇÃO
Do ponto de vista dos pais, pode fazer muita diferença tentar matricular seus filhos em turmas nas quais os melhores professores lecionam. Assim, vale a pena buscar informações sobre o desempenho dos docentes em sala de aula.
Para as escolas, é importante atrair e manter os melhores professores, pelo simples fato de que a qualidade do corpo docente influi muito no aprendizado dos alunos. Mas, de novo, o melhor corpo docente não reúne necessariamente os professores mais escolarizados, os mais experientes, nem os mais bem remunerados. A escola precisa recorrer a uma ampla gama de informações sobre seus professores para identificar os melhores — sobretudo, deve recorrer às informações que dizem respeito ao aprendizado dos alunos.
Às Secretarias de Educação, por sua vez, cabe recrutar, manter e premiar os melhores professores. Há evidências científicas significativas sobre o papel fundamental desempenhado pela qualidade do professor em relação ao aprendizado.
O ideal é que a alocação dos professores, a remuneração e mesmo a decisão de mantê-los no quadro efetivo levem em conta informações sobre o seu desempenho em sala de aula e conquistas em termos de aprendizado dos alunos, além de dados decorrentes de avaliações feitas pela direção e pela comunidade escolar. Segundo os estudos, características tradicionais, como titulação e tempo de carreira, frequentemente utilizadas pelos órgãos gestores centrais, não são suficientes para identificar um bom professor.
Texto elaborado com base em estudo de Ricardo Paes de Barros
(1) O impacto em desvio-padrão corresponde a 0,30.